Pela primeira vez na história, autuamos mais pessoas pelo exercício ilegal da profissão do que profissionais credenciados. Isto é, na prática, a verdadeira valorização de um mercado mais sério, em benefício dos corretores e da sociedade.
O trabalho de fiscalização do CRECI/SC resultou na condenação de uma pessoa, em Brusque, em 2023, à pena de seis meses de prisão, em regime aberto, por infração do artigo 47 da Lei de Contravenções Penais. Depois de duas autuações, o caso do contraventor foi encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina, levando à condenação.
Mas não descuidamos das ações que garantem o correto exercício da profissão. Também mudamos os paradigmas na condenação de corretores de imóveis que aplicam golpes. Fizemos denúncias ao Ministério Público e atuamos com firmeza para que ocorram condenações.
Em uma iniciativa inédita do CRECI-SC, a justiça suspendeu as atividades de um corretor de imóveis de Lages, acusado de se utilizar da profissão para lesar clientes. Pela legislação, não haveria a possibilidade de o CRECI/SC suspender ou cancelar o registro até a conclusão do processo interno aberto pelo Conselho. Para agilizar a retirada do mau profissional do mercado, o CRECI-SC requereu a suspensão cautelar de inscrição profissional do acusado durante o tempo de tramitação do processo na Justiça. E obteve essa importante vitória.
A participação da Policia Militar nas ações de combate ao exercício ilegal da profissão é extremamente importante para garantir maior efetividade as ações de fiscalização, além de garantir a integridade física dos agentes fiscais do CRECI-SC.
Fiscalização do CRECI-SC junto com a Polícia Militar de Santa Catarina nas ruas de Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
Além da diretoria do CRECI-SC, os delegados e assessores do Conselho também reúnem-se de forma periódica com o Comando Regional de Balneário Camboriú na busca de garantir avanços na fiscalização.
Em 2023, o CRECI/SC protocolou junto ao Tribunal de Justiça um ofício em que sugere parceria e ações conjuntas com o objetivo de proteger os consumidores de práticas ilícitas no mercado. A proposta do Conselho prevê a disponibilização em seu site de um espaço especial para o público consultar se determinado imóvel preenche os requisitos legais para ser comercializado.Produzir arte com o símbolo da Justiça e marca do CRECI/SC
Além do trabalho em parceria com a Policia Militar, estamos trazendo as Prefeituras para as operações de rua. Florianópolis aderiu a parceria com o CRECI-SC já com ótimos resultados no primeiro ano.
Delegados e assessores do Conselho também reúnem-se de forma periódica com o Comando Regional de Balneário Camboriú na busca de garantir avanços na fiscalização.
Seu espaço gratuito de apoio, com computador, wifi e impressora.
Inovação e eficácia no combate ao crime cibernético.
Junte-se a nós e aproveite os benefícios de pertencer a uma instituição que valoriza sua expertise e sucesso no mercado imobiliário
Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina -11ª Região/SC, cuja forma abreviada é CRECI/SC, possui competência territorial estadual, realizando suas atribuições no Estado de Santa Catarina e para cumprir suas funções institucionais, conta com mais de 40 funcionários efetivos.
No ano de 2019, o Conselho Regional superou a marca de 26 mil profissionais inscritos e 3 mil estabelecimentos inscritos e ativos.